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Como captar pacientes: estratégias para psicólogos

Descubra estratégias eficazes para captar pacientes e alavanque sua clínica de psicologia. Leia o guia completo!

Escrito por
Osni Rodrigues
09/2024

Antes de falarmos sobre como captar pacientes para a sua clínica de Psicologia, vamos a uma boa notícia: há alguns anos, os brasileiros passaram a se interessar mais pela sua própria saúde mental.

Segundo algumas pesquisas, a pandemia de Covid-19 foi um fator determinante para alterar esse cenário.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPS),80% dos profissionais consultados notaram aumento na procura por atendimento psicológico a partir desse período.

Só o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou quase 14 milhões de atendimentos no primeiro semestre deste ano, de acordo com reportagem da CNN.

Há, portanto, uma demanda que precisa da ajuda da iniciativa privada para ser sanada.

Por isso, decidimos publicar este material, para ajudá-lo a divulgar os seus serviços e conseguir fechar a sua agenda de atendimentos!

Entenda seu público-alvo

Antes de traçar qualquer estratégia, é crucial entender quem são seus pacientes ideais.

Realizar pesquisas para conhecer seus hábitos, interesses e preocupações ajuda a criar uma comunicação mais estratégica. Por isso, recomendamos que você faça o seguinte:

  • realize pesquisas de mercado para identificar o perfil desses pacientes.
  • use  linguagem acessível e direta nas comunicações. Evite termos técnicos e complexos.

Compreender seu público-alvo não apenas melhora a eficácia das suas campanhas de marketing, mas também ajuda a construir um relacionamento forte e significativo com os pacientes — o que é importantíssimo na área de cuidados da saúde mental.

Invista em Marketing Digital

O marketing digital é essencial para qualquer psicólogo que deseja atender seus pacientes sem depender de terceiros, como os planos de saúde. Sendo assim, um site otimizado e presença ativa nas redes sociais são fundamentais.

Nesse caso, é preciso realizar algum investimento, pois, dificilmente, o psicólogo dominará todas as etapas dessa estratégia.

A boa notícia é que o valor do investimento nessas ações tem caído muito, devido ao avanço das tecnologias envolvidas — o que reduz os custos na hora de captar pacientes.

Se você ainda não tem nenhum planejamento de marketing digital, recomendamos que comece pelo básico, como:

  • desenvolver um site profissional que reflita sua abordagem terapêutica;
  • utilizar SEO (otimização para mecanismos de busca) para melhorar a visibilidade     online;
  • criar campanhas de e-mail marketing para manter contato com clientes potenciais.
  • escrever artigos no blog da sua clínica sobre temas relevantes da psicologia;
  • criar vídeos explicativos e informativos para YouTube, Instagram, TikTok etc.
  • realizar webinars ou lives para interagir com o seu público.

Essas estratégias garantem que você seja facilmente encontrado por aqueles que buscam serviços psicológicos na internet.

Por sua vez, produzir conteúdos que informem e eduquem seu público-alvo pode aumentar sua autoridade, o que vai lhe ajudar muito na hora de captar pacientes.

Todavia, não se esqueça que as suas estratégias para captar pacientes pela internet devem obedecer às determinações do Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado.

Networking e parcerias

Desenvolver uma rede de contatos com outros profissionais da saúde pode gerar indicações. Parcerias podem ser uma forma eficaz de ampliar sua base de pacientes.

A faculdade é o primeiro lugar onde se pode criar uma rede de contatos. Portanto, se você ainda for um estudante, lembre-se de cuidar da sua imagem profissional.

Leia também: Livro caixa medico: Tudo o que você precisa saber!

Há sempre a possibilidade de que professores e antigos colegas se lembrem de você quando procurados para indicarem um psicólogo de confiança.

Agora, se você já saiu há um tempo da universidade, não se preocupe. Sempre há oportunidades de conhecer gente bacana que atua no mesmo segmento que você, como:

  • participar de conferências e eventos da área;
  • estabelecer colaborações com outros profissionais de saúde;
  • explorar parcerias com organizações comunitárias.

O networking não apenas ajuda na captação de novos clientes, mas também enriquece sua prática por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Avalie e Ajuste Suas Estratégias

Monitorar o desempenho das suas estratégias é fundamental. Se uma abordagem não está gerando os resultados esperados, esteja disposto a ajustá-la ou testar novas táticas.

Não tenha medo de fazer esses ajustes e nem os encare como fracassos. No mundo do empreendedorismo na saúde, é absolutamente natural fazer alterações de rotas, principalmente quando o objetivo de captar pacientes não está sendo atingido.

Contudo, essa mudança no curso de uma estratégia deve ser justificada por dados e relatórios claros — e esses dados podem ser obtidos por meio de sistemas específicos, métricas das redes sociais ou etc.

Você pode fazer o seguinte para obtê-los:

  • utilize ferramentas analíticas para acompanhar o tráfego do site e engajamento nas     redes sociais — ou outras ações de marketing digital;
  • solicite feedback dos pacientes sobre como eles encontraram sua clínica;
  • caso tenha contratado uma agência ou freelancer, peça relatórios sobre as ações     adotadas para captar pacientes.

A flexibilidade nas suas estratégias permitirá que você se adapte às mudanças no comportamento do paciente ou em bruscas alterações mercadológicas.

Conclusão

Captar clientes para clínicas de psicologia exige ações claras e bem pensadas. É comum que os profissionais da área da saúde tenham alguma resistência ou até dificuldades na hora dessa captação.

Isso ocorre por muitos motivos, mas um deles é que durante a formação, nem todo mundo pensa na possibilidade de empreender — o que é uma pena, pois o empreendedorismo pode significar uma qualidade de vida e segurança financeira maiores.

Empreender exige o cumprimento de muitas tarefas — e o marketing é só uma delas.

Ainda existe a gestão contábil da sua clínica, a gestão financeira e o departamento pessoal. É muita coisa, não é mesmo? Mas nessas três áreas, a Avant pode lhe ajudar!

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Osni Rodrigues
Sócio & COO

Contador com 10 anos de experiência na área da Saúde, formado em Ciências Contábeis na Universidade Estácio de Sá e Pós Graduação em Controladoria na Universidade Candido Mendes.

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