Antes de falarmos sobre como captar pacientes para a sua clínica de Psicologia, vamos a uma boa notícia: há alguns anos, os brasileiros passaram a se interessar mais pela sua própria saúde mental.
Segundo algumas pesquisas, a pandemia de Covid-19 foi um fator determinante para alterar esse cenário.
De acordo com uma pesquisa conduzida pela Associação Brasileira de Psicologia da Saúde (ABPS),80% dos profissionais consultados notaram aumento na procura por atendimento psicológico a partir desse período.
Só o Sistema Único de Saúde (SUS) realizou quase 14 milhões de atendimentos no primeiro semestre deste ano, de acordo com reportagem da CNN.
Há, portanto, uma demanda que precisa da ajuda da iniciativa privada para ser sanada.
Por isso, decidimos publicar este material, para ajudá-lo a divulgar os seus serviços e conseguir fechar a sua agenda de atendimentos!
Antes de traçar qualquer estratégia, é crucial entender quem são seus pacientes ideais.
Realizar pesquisas para conhecer seus hábitos, interesses e preocupações ajuda a criar uma comunicação mais estratégica. Por isso, recomendamos que você faça o seguinte:
Compreender seu público-alvo não apenas melhora a eficácia das suas campanhas de marketing, mas também ajuda a construir um relacionamento forte e significativo com os pacientes — o que é importantíssimo na área de cuidados da saúde mental.
O marketing digital é essencial para qualquer psicólogo que deseja atender seus pacientes sem depender de terceiros, como os planos de saúde. Sendo assim, um site otimizado e presença ativa nas redes sociais são fundamentais.
Nesse caso, é preciso realizar algum investimento, pois, dificilmente, o psicólogo dominará todas as etapas dessa estratégia.
A boa notícia é que o valor do investimento nessas ações tem caído muito, devido ao avanço das tecnologias envolvidas — o que reduz os custos na hora de captar pacientes.
Se você ainda não tem nenhum planejamento de marketing digital, recomendamos que comece pelo básico, como:
Essas estratégias garantem que você seja facilmente encontrado por aqueles que buscam serviços psicológicos na internet.
Por sua vez, produzir conteúdos que informem e eduquem seu público-alvo pode aumentar sua autoridade, o que vai lhe ajudar muito na hora de captar pacientes.
Todavia, não se esqueça que as suas estratégias para captar pacientes pela internet devem obedecer às determinações do Conselho Regional de Psicologia (CRP) do seu estado.
Desenvolver uma rede de contatos com outros profissionais da saúde pode gerar indicações. Parcerias podem ser uma forma eficaz de ampliar sua base de pacientes.
A faculdade é o primeiro lugar onde se pode criar uma rede de contatos. Portanto, se você ainda for um estudante, lembre-se de cuidar da sua imagem profissional.
Leia também: Livro caixa medico: Tudo o que você precisa saber!
Há sempre a possibilidade de que professores e antigos colegas se lembrem de você quando procurados para indicarem um psicólogo de confiança.
Agora, se você já saiu há um tempo da universidade, não se preocupe. Sempre há oportunidades de conhecer gente bacana que atua no mesmo segmento que você, como:
O networking não apenas ajuda na captação de novos clientes, mas também enriquece sua prática por meio do intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Monitorar o desempenho das suas estratégias é fundamental. Se uma abordagem não está gerando os resultados esperados, esteja disposto a ajustá-la ou testar novas táticas.
Não tenha medo de fazer esses ajustes e nem os encare como fracassos. No mundo do empreendedorismo na saúde, é absolutamente natural fazer alterações de rotas, principalmente quando o objetivo de captar pacientes não está sendo atingido.
Contudo, essa mudança no curso de uma estratégia deve ser justificada por dados e relatórios claros — e esses dados podem ser obtidos por meio de sistemas específicos, métricas das redes sociais ou etc.
Você pode fazer o seguinte para obtê-los:
A flexibilidade nas suas estratégias permitirá que você se adapte às mudanças no comportamento do paciente ou em bruscas alterações mercadológicas.
Captar clientes para clínicas de psicologia exige ações claras e bem pensadas. É comum que os profissionais da área da saúde tenham alguma resistência ou até dificuldades na hora dessa captação.
Isso ocorre por muitos motivos, mas um deles é que durante a formação, nem todo mundo pensa na possibilidade de empreender — o que é uma pena, pois o empreendedorismo pode significar uma qualidade de vida e segurança financeira maiores.
Empreender exige o cumprimento de muitas tarefas — e o marketing é só uma delas.
Ainda existe a gestão contábil da sua clínica, a gestão financeira e o departamento pessoal. É muita coisa, não é mesmo? Mas nessas três áreas, a Avant pode lhe ajudar!
Visite o nosso site e entenda como a nossa tecnologia tem contribuído para o sucesso de empresas brasileiras do setor de Saúde!