Notícias do Setor de Saúde
HomeBlog

O que mudou na licença sanitária de consultórios e clínicas em São Paulo em 2025?

A portaria SMS-G nº 266/2025 altera a obtenção e renovação de licenças sanitárias em São Paulo. Entenda o que mudou!

Escrito por
Everton Lima
09/2025

No mês de agosto, a Prefeitura de São Paulo publicou mudanças importantes relacionadas ao licenciamento sanitário (Portaria SMS-G nº 266/2025). Essas mudanças alteram a forma como consultórios e clínicas médicas obterão as licenças sanitárias.

O objetivo da nova portaria é facilitar a legalização das empresas. Agora, os estabelecimentos serão classificados em três grupos: nível de risco I, risco II e risco III.

Como funciona a classificação de risco da Portaria SMS-G nº 266/2025?

Médicos precisam ficar atentos às mudanças na legislação da cidade de São Paulo (Portaria SMS-G nº 266/2025)

A nova portaria trata de todos os segmentos relacionados à saúde humana. Portanto, as novas regras não falam apenas sobre clínicas e consultórios médicos.

As empresas consideradas de nível de risco I estarão isentas desse licenciamento.  

Já as empresas com nível de risco II terão acesso ao licenciamento simplificado, por meio do Portal Integrador Estadual (REDESIM). Nesse caso, a emissão automática do Certificado de Licenciamento Integrado (CLI) terá o mesmo efeito que a licença sanitária.

Agora, as empresas consideradas de alto risco (nível de risco III) precisarão de inspeção prévia da Vigilância Sanitária.

Leia também: Pasta Sanitária: entenda o que é e como fazer uma!

Como os consultórios médicos estão classificados na nova Portaria SMS-G nº 266/2025?

Não há uma resposta automática para essa pergunta. Isso dependerá da atividade realizada no local, do seu CNAE.

Um CNPJ médico residencial, criado somente para que o médico atenda seus pacientes em estabelecimentos de terceiros, por exemplo, pode estar isento da necessidade de licenças.

Você pode consultar o anexo I da portaria e ver se esse é o seu caso. Contudo, essa leitura pode ser complicada para quem não tem experiência com a legalização de empresas, induzindo os médicos a erros.

Sendo assim, recomendamos uma análise completa da sua documentação, além de uma conversa com especialistas na hora de abrir uma clínica médica ou consultório médico em São Paulo.

Dessa forma, a legalização da empresa médica será feita de forma segura e rápida, de acordo com a classificação de risco adequada ao seu estabelecimento.

A Avant realiza esse trabalho e já ajudou vários médicos a legalizarem suas empresas na capital paulista.

Se você está abrindo o seu consultório ou clínica, ou precisa renovar as suas licenças, evite cometer erros! Converse primeiro com o nosso time de especialistas pelo WhatsApp!

Agora que você entendeu as novas classificações de risco da Portaria SMS-G nº 266/2025, procure a Avant para descobrir qual é a classificação da sua clínica ou consultório. 

Everton Lima
Analista de Conteúdo

Jornalista formado pela PUCPR. Atua no setor de comunicação da Avant Gestão Financeira.

Pronto para começar? Junte-se à maior referência em contabilidade e gestão no setor da Saúde.

Comece agora