A contabilidade para médicos é uma grande aliada das clínicas e consultórios. Apesar de ser vista como uma burocracia, quando realizada de forma estratégica, a contabilidade pode gerar economia com o pagamento de impostos e até mesmo evitar a falência dessas empresas.
Um estudo do Sebrae, publicado pela revista Carta Capital, revela que de cada dez clínicas médicas brasileiras, seis fecham as portas em até cinco anos. A principal causa dessas falências é a má-gestão.
Ocorre que quando a contabilidade para médicos está sendo bem-feita, é pouco provável que a clínica ou consultório lide com erros na gestão, já que os empreendedores têm acesso a informações confiáveis.
Sendo assim, decidimos explicar neste artigo a importância da contabilidade médica e o seu papel para além do cumprimento de obrigações contábeis e fiscais.
A página do curso de Contabilidade da Universidade de São Paulo (USP) traz uma definição clara sobre o que seria a Contabilidade Empresarial:
“A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade”.
Então, um time dedicado à contabilidade médica atuaria justamente estudando, interpretando e registrando os fenômenos que afetariam o patrimônio de clínicas médicas, consultórios médicos e até de profissionais liberais que atuam na medicina.
Perceba que nós estamos falando de algo muito mais complexo do que o simples envio de informações à Receita Federal — que é o que muitas pessoas acreditam ser o único trabalho dos contadores.
A contabilidade para médicos começa na abertura de uma empresa, na criação de um CNPJ médico, que é quando o médico decide empreender, o que é cada vez mais comum.
Um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde mostra que apenas 33% dos médicos com CRM ativo atuavam como CLT em 2023. Em 2013, esse percentual era de 52,5%.
Então, é fato que existe uma tendência de empreendedorismo entre os médicos. E isso os obriga a terem serviços contábeis.
Sim. Apenas contadores devidamente registrados no Conselho Federal de Contabilidade (CFC) podem exercer as tarefas de um contador. Isso significa que apenas esses profissionais podem entregar balanços e demonstrativos oficiais.
Então, a partir do momento em que um médico decide abrir uma clínica ou consultório, ele deverá contratar um contador ou um escritório de contabilidade.
Apenas os Microempreendedores Individuais (MEI) estão liberados dessa exigência, mas como já explicamos aqui no blog, médico não pode ser MEI.
É aqui que muitos médicos erram. Cada setor da economia tem regras tributárias e fiscais próprias. Então, ainda que todo contador possa atender a todos os tipos de empresas, isso não quer dizer que o trabalho de contabilidade pode ser generalizado.
O ideal é que a contabilidade para médicos seja feita por quem tem vasta experiência nesse assunto. Dessa forma, o regime tributário da clínica ou consultório é planejado cuidadosamente, o que pode gerar grande economia com o pagamento de impostos.
Um exemplo disso é a equiparação hospitalar. Muitos médicos não sabem, mas algumas clínicas e até mesmo consultórios podem ter a sua carga tributária reduzida em até 70%.
Essa é uma das estratégias que a Avant avalia para os seus clientes, mas não é a única. O uso inteligente do livro-caixa pode ser outra forma de reduzir os custos tributários.
Mas para fazer essa avaliação é necessário conhecer com profundidade o setor da Saúde, algo que só é possível com especialização, o que é o caso da Avant.
Aliás, esse é o melhor exemplo para a contabilidade para médicos: uma empresa que atua apenas para esse público é como um médico especialista. Existem momentos em que um clínico geral já não consegue tratar um paciente e ele precisa de atendimento especializado, não é mesmo?
O ideal é que desde a abertura do seu CNPJ médico, os processos contábeis e financeiros sejam acompanhados por profissionais que conhecem o setor da Saúde em detalhes.
O serviço de contabilidade médica é muito mais acessível do que muitas pessoas imaginam. Aqui na Avant, por exemplo, nós buscamos sempre personalizar esse atendimento, de acordo com o porte da empresa.
Isso quer dizer que um médico que acabou de abrir seu consultório, ou mesmo abriu um CNPJ para atender em locais de terceiros, será direcionado para os serviços essenciais para o seu momento.
Conforme suas demandas forem aumentando, ele poderá ter acesso a outros serviços, se isso fizer sentido para a sua vida profissional.
Por isso é que não dá para dar uma resposta pronta sobre quanto custa um contador para médico, já que isso dependerá das necessidades desse profissional.
O que podemos afirmar é que o suporte adequado e especializado gera economia, não só financeira, mas de tempo.
Abrir um consultório ou clínica médica exige o cumprimento de uma série de exigências legais para obtenção de licenças. Muitas dessas regras mudam de cidade para cidade, o que gera confusão para quem é leigo na hora de buscar informações.
Quando o médico não consegue atender essas exigências, a sua empresa fica impedida de atuar, o que gera prejuízos.
Além da contabilidade, a Avant também oferece suporte completo na abertura e na legalização de clínicas médicas ou consultórios médicos, independentemente da cidade em que você está.
Leia também:
O que mudou na licença sanitária de consultórios e clínicas em São Paulo em 2025?
RQE será pré-requisito para seleção em residência médica
A equipe contábil que cuidará da sua clínica, ou consultório médico, não precisa estar na mesma cidade que você. A Avant, por exemplo, atende empresas de todo o país.
A contabilidade online é feita por meio de um sistema desenvolvido pela nossa equipe e pensado para os médicos. Dessa forma, nossos clientes têm acesso às informações financeiras de suas empresas com rapidez, pelo celular ou computador.
Além disso, nosso time está sempre disponível para sanar dúvidas por e-mail, WhatsApp, reuniões online ou telefone.
Esse é um diferencial importante na hora de escolher a sua contabilidade para médicos: o atendimento humanizado.
Existem empresas que oferecem um atendimento online totalmente robotizado e automatizado. Normalmente, esses escritórios oferecem serviços mais básicos e ganham por escala, pelo volume de clientes.
Na nossa opinião, esse não é o modelo ideal para uma contabilidade médica, devido à sua complexidade.
Na Avant, a comunicação é humana e nosso time é altamente treinado justamente para lhe orientar adequadamente.
Existem muitos riscos ao contratar um serviço de contabilidade que não seja especializado no setor da Saúde. O primeiro deles é o pagamento excessivo de impostos.
Sem conhecer em profundidade o setor, o planejamento tributário pode ser feito de forma inadequada, o que gerará o pagamento de mais impostos do que o correto.
A Avant dedica muito tempo e atenção ao planejamento tributário para médicos, pois sabe que esse estudo gera grande economia aos clientes. Essa economia pode ser reinvestida na clínica ou consultório e até aumentar a margem de lucro da empresa.
Outro risco seria o pagamento de multas e juros devido a erros na entrega das obrigações contábeis da clínica ou consultório, o que também representa prejuízos.
Portanto, a melhor contabilidade para médicos é aquela que é dedicada ao setor da Saúde, aquela em que os seus profissionais acompanham de perto as novidades da legislação desse setor.
Se você precisa de contabilidade médica, converse com o nosso time. Desde a abertura do seu CNPJ até a gestão financeira da sua clínica ou consultório, a Avant irá lhe ajudar!